31 out 2019

A Poliomielite também conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda que pode afetar crianças e adultos, e em casos mais graves pode resultar na paralisia dos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção contra essa doença, sendo imprescindível que crianças menores de cinco anos sejam vacinadas.

No dia 24 de outubro foi celebrado o Dia Mundial contra a Poliomielite e após observar as taxas de cobertura vacinal a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que todos os países da América tomem medidas imediatas para aumentar a cobertura da vacinação contra a pólio para 95% a fim de evitar que a doença, que já está erradicada em muitos países, retorne como aconteceu com o Sarampo, por exemplo. “A Região das Américas não tem pólio, mas enquanto houver até um caso de Poliomielite em qualquer parte do mundo, ainda estamos em risco”, disse Jarbas Barbosa, subdiretor da OPAS.

A OMS define a Poliomielite como uma “doença altamente contagiosa causada por um vírus que invade o sistema nervoso, resultando em paralisia em questão de horas. Afeta principalmente crianças menores de cinco anos e é transmitida de pessoa para pessoa”.

A vacina é administrada várias vezes em crianças menores de cinco anos protege durante a vida toda. A proteção contra Poliomielite esta disponível em diversas vacinas, como Hexavalente, DTP+IPV, Pentavalente do serviço privado, além da pólio oral e injetável disponíveis no serviço público.

“Quando se trata de manter as Américas livres da pólio não há lugar para a complacência”, defende Cuauhtémoc Ruiz Matus, chefe da Unidade de Imunização Integral da Família da OPAS. “As taxas de cobertura de vacinação devem ser aumentadas imediatamente para proteger as crianças de nossa Região desta doença mortal. Enquanto a poliomielite existir em qualquer lugar, é uma ameaça para as crianças em todos os lugares”.

 

Fontes: https://portal.fiocruz.br/noticia/oms-alerta-para-reducao-da-cobertura-vacinal-contra-polio-nas-americas

http://saude.gov.br/saude-de-a-z/poliomielite

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail