25 jun 2020

Manter a vacinação em dia é importante sempre, porém em tempos de pandemia é ainda mais essencial. A vacinação protege contra doenças imuno infecciosas, prevenindo a necessidade internações e hospitalizações que podem ser evitadas.

O isolamento social e a quarentena têm implicado em restrições que podem afetar os serviços de saúde, esse cenário traz com ele o risco da descontinuidade da vacinação rotineira.

Para a OMS,  mesmo que por curtos períodos, a  descontinuidade da imunização de rotina pode ser indicativo de possíveis surtos e  aumento de casos de doenças evitáveis por vacinas, portando a vacinação é considerada um serviço essencial pois tem a capacidade de auxiliar no controle de doenças e também  prevenir o aumento da demanda nos serviços de saúde que já estavam previamente sobrecarregados antes da pandemia do novo coronavírus.

A Sociedade Brasileira de imunização (SBIm) e a Sociedade brasileira de Pediatria (SBP) publicaram uma nota técnica que indica que quando há a possibilidade de realizar vacinação de forma segura não se deve atrasar as vacinas de rotina.

Leia também: Idosos devem se vacinar contra pneumonia para evitar complicações do novo coronavírus

Recomendações da SBIm para que a vacinação seja realizada de forma segura e eficaz:

  1. O isolamento/distanciamento social deve ser respeitado;
  2. Manter a vigilância epidemiológica das doenças preveníeis por vacina;
  3. Evitar aglomeração, respeitar o distanciamento social;
  4. Criar estratégias com alternativas para realização da vacinação segura adaptando a sua realidade, a fim de garantir segurança para o paciente e para os trabalhadores da saúde;
  5. Estimular fortemente a vacinação de rotina, mesmo que em ambientes alternativos;
  6. Otimizar o calendário de vacinação, aplicando de forma segura o maior número de vacinas na mesma visita;
  7. Não buscar vacinação quando estiver apresentando sintomas respiratórios ou febre, ou seja, espere o intervalo de 14 dias de isolamento social.

 

Uma forma alternativa à vacinação na clínica é o Atendimento Domiciliar. Aqui na Vip Imune oferecemos o Vip em Casa para que você possa manter seu calendário vacinal em dia, mesmo durante a pandemia. Temos profissionais capacitados e que tomam todos os cuidados necessários para realizar a vacinação na sua casa e te proteger da exposição ao vírus.

Saiba mais sobre o atendimento. Clique aqui para nos chamar no WhatsApp.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail