01 out 2020

O câncer de mama é um tumor maligno, além de ser o câncer que mais causa a morte de mulheres, é também o mais comum em mulheres brasileiras. Muitas pessoas acreditam que o câncer de mama é uma doença que só atinge quem tem histórico familiar, mas isso não é verdade, somente 10% dos casos são hereditários.

Depois do câncer de pele, o câncer mais comum entre as mulheres do mundo todo é o de mama, que corresponde a 28% dos novos casos de câncer nas mulheres. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O câncer de mama também acomete homens, porém esse número representa menos de 1% dos casos. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Somente 10% dos casos de câncer de mama são hereditários.

Nos últimos anos percebeu-se o aumento dos casos em países desenvolvidos e nos subdesenvolvidos.

Leia também: Como prevenir o câncer

Quais sintomas do câncer de mama?

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sinais de câncer de mama são:

• edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja;
• retração cutânea;
• dor;
• inversão do mamilo;
• hiperemia;
• descamação ou ulceração do mamilo;
• secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.

A secreção associada ao câncer geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido à presença de glóbulos vermelhos. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila.
Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados, porém podem estar relacionados a doenças benignas da mama.
A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas, que significa conhecer o que é normal em seu corpo e quais as alterações consideradas suspeitas de câncer de mama, é fundamental para a detecção precoce dessa doença.

 

 

Fonte: Ministério da Saúde

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail