05 abr 2018

O alto número de casos de síndromes fortes de gripe registrado nos Estados Unidos, com mais de 26 mil pessoas hospitalizadas desde outubro do ano passado, segundo o CDC (Centro para Controle e Prevenção de Doenças, na sigla em inglês), já coloca as autoridades de saúde do Brasil em alerta para a próxima temporada de inverno.

O tipo Influenza “da vez” é o A-H3N2, responsável por que 60 mil registrados de casos de gripe nos EUA. A vacina que será aplicada por aqui a partir de 16 de abril na rede pública vai proteger contra ele, além das variantes A-H1N1 e B-Puket.

“Estamos monitorando os dados semanalmente. Os EUA estão enfrentando uma atividade generalizada de influenza no período 2017/2018, parecido com o que passaram em 2014/2015”, disse a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado, Regiane de Paula. “A situação de lá serve como alerta para nós e exige mudar ações de prevenção.”

Segundo ela, já estão sendo feitos alertas para que hospitais e UBSs estejam sensíveis a esse tipo de doença e para estimular a vacinação. “É uma campanha que as pessoas já esperam, estão acostumadas a todo ano se vacinarem.”

O Estado pretende aplicar 11 milhões de doses da vacina. No ano passado, a campanha foi sendo estendida a outros públicos-alvo além dos originais porque sobraram doses na rede pública. E a dose do ano passado também já protegeu contra a variante A-H3N2.

Casos

 

Neste ano, até 24 de março, a Secretaria Municipal da Saúde registrou 230 casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) – gripe com consequências mais sérias e de registro obrigatório. Desses, 8 foram causados pelo influenza H3N2, mas sem nenhuma morte associada a esse subtipo de vírus até o momento.

No Estado, segundo a Vigilância Epidemiológica, houve 11 óbitos em 2018 devido a essa gripe agravada – o subtipo do vírus que os causaram está sendo investigado.

 

Fonte: http://noticias.band.uol.com.br/noticias/100000907306/surto-de-gripe-nos-eua-acende-alerta-no-brasil.html

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail