18 set 2019

As meninges são membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, a doença pode ser causada por vírus, bactérias e até fungos. A Meningite Bacteriana é a mais agressiva e também uma das mais comuns.

A infecção pelas bactérias que podem causar meningite é um grande problema no Brasil e no mundo. Atualmente existe vacina para cinco sorogrupo da bactéria, sendo eles disponíveis em duas vacinas, uma que protege contra o Meningococo tipo B e a vacina conjugada que protege contra os tipos A, C, W e o Y.

A doença Meningocócica é de alta evolução e alta letalidade (ocorrendo em 20% dos casos, mas podendo chegar a 50% quando há meningococcemia) e a melhor maneira de prevenção é a vacinação. Todas as faixas etárias estão vulneráveis, porém a metade dos casos acometem crianças menores, sendo a maior parte no primeiro ano de vida.

No Brasil o sorogrupo tipo C é o principal causador da doença, entretanto as análises de taxas de incidência por idade relatam um aumento da incidência pelo grupo B em crianças menores de 5 anos, e no sul do país observa-se o aumento da incidência do grupo W em diversas faixas etárias, chegando a representar 20% dos casos.

As sociedades brasileiras de Imunizações (SBIm) e de Pediatria (SBP) recomendam a vacinação com a vacina Meningocócica B e Meningocócica ACWY no primeiro ano de vida, iniciando aos três meses com uma primeira dose, a segunda aos três e um reforço entre doze e quinze meses de idade.

Crianças e adolescentes vacinados anteriormente com a Meningocócica C disponível no SUS podem ser beneficiadas com a Meningocócica ACWY a fim de ampliar o nível de proteção.

Outros causadores de meningite são: Streptococcus pneumoniae (pneumococo) que é imunoprevenível pela vacina PVC10, PCV 13 e PCV 23 e pela Neisseria meningitidis, Haemophilus influenzae que esta presente nas vacinas Pentavalente e na Hexavalente e o Listeria monocytogenes, entre outros vírus e bactérias.

 

Fontes: https://sbim.org.br/images/files/notas-tecnicas/nt-meningo-sbim-sbp-220819-at110919-ok.pdf

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail