05 jul 2021

Desde manter-se aquecido até a atenção com o calendário de vacinação, conheça as principais boas práticas sobre como cuidar da saúde no inverno

Na estação mais fria do ano, é preciso conhecer as principais dicas sobre como cuidar da saúde no inverno, já que, neste período, é comum ter problemas com gripes, resfriados e até infecções respiratórias.

Nesse sentido, a gripe é um dos maiores desafios de saúde pública no mundo e, por ano, são registrados aproximadamente 1 bilhão de casos de influenza ao redor do planeta, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde – OMS.

Além disso, em tempos de COVID-19, pode se confundir facilmente o diagnóstico, já que no inverno, existem muitas pessoas que são acometidas por gripe e infecções respiratórias ao mesmo tempo.

Para evitar essas enfermidades comuns desta época do ano, preparamos esse conteúdo com as principais dicas sobre como cuidar da saúde no inverno. Confira!

Leia mais: Confira 5 dicas para prevenir a gripe

Saiba como cuidar da saúde no inverno

1. Mantenha-se aquecido

A primeira dica sobre como cuidar da saúde no inverno é ter atenção para evitar passar frio. Nesse sentido, é importante estar sempre com casacos, calças, gorros e luvas, por exemplo.

Caso saia de casa para trabalhar e a temperatura não esteja tão baixa, considere levar esses itens em uma mochila para não ser surpreendido ao longo do dia.

2. Tenha uma alimentação saudável

Em seguida, é nesta época do ano em que a nossa imunidade é mais testada, com muitas pessoas gripadas, ambientes fechados, principalmente no transporte público, e suscetíveis a transmissão de doenças.

Por isso, manter uma alimentação saudável e a hidratação de pelo menos 2 litros de água por dia são práticas fundamentais para oferecer ao organismo o máximo de vitaminas e minerais.

3. Pratique exercícios físicos

Além disso, é importante se manter ativo e ter uma rotina de atividades físicas semanais, ainda que dentro de casa por conta do coronavírus.

Realizar exercícios físicos, além de melhorar a capacidade muscular, também proporciona benefícios cardiorrespiratórios e fortalece o sistema imunológico.

4. Evite ambientes fechados

Como já citado, quando se pensa sobre como cuidar da saúde no inverno, evitar ambientes fechados é essencial para evitar a transmissão de vírus e bactérias comuns desta época do ano.

Por isso, além de optar por locais arejados e ventilados, é essencial utilizar a máscara de proteção do nariz e da boca, para diminuir a possibilidade de infecção do coronavírus e dos demais problemas que as temperaturas mais baixas trazem.

5. Esteja em dia com o calendário de vacinação

Por fim, estar com o calendário de vacinação em dia, talvez, seja a dica mais importante sobre como cuidar da saúde no inverno, já que o vírus influenza, por exemplo, causa entre 3 a 5 milhões de casos graves de gripe todos os anos, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS.

Saiba também: SARS: entenda o que é a síndrome respiratória aguda

Conheça a Vip Imune

Como visto, existem algumas dicas sobre como cuidar da saúde no inverno que ajudam a evitar problemas como gripes e resfriados.

No entanto, as vacinas são os principais aliados para evitar essas doenças desta época do ano.

Pensando nisso, a Vip Imune atua na imunização familiar e corporativa, agregando valor, qualidade e informação a todos.

Contamos com uma equipe qualificada e atenciosa na área de imunização e com profissionais experientes, o que resulta em um atendimento humanizado e completo para todas as pessoas, desde bebês até terceira idade.

Entre em contato com os nossos profissionais e programe sua vacinação.