23 ago 2021

A vacinação contra o vírus HPV é a principal maneira de combater a doença. Saiba mais!

Existem muitas informações falsas referentes ao vírus HPV (Papilomavírus) e até mesmo sobre a vacina que previne a doença, desde que é uma enfermidade que só atinge as mulheres até as possibilidades de desenvolvimento de câncer.

Nesse sentido, inclusive, é importante destacar que, de acordo com dados do Ministério da Saúde, 75% das brasileiras sexualmente ativas terão contato com o vírus HPV ao longo da vida. O ápice da transmissão acontece aos 25 anos de idade.

No entanto, essa enfermidade também atinge os homens e, segundo levantamento do Ministério da Saúde, 51,8% dos homens no Brasil têm HPV.

Diante deste contexto, preparamos esse conteúdo com os principais mitos e verdades sobre o vírus HPV. Confira a seguir!

Leia também: Calendário vacinal desatualizado: quais são os riscos?

Conheça 5 mitos e verdades sobre o vírus HPV (Papilomavírus)

1. Toda mulher que tem HPV terá câncer de colo do útero

Mito! Apesar de não serem todas as mulheres com HPV que desenvolvem a doença, o Papilomavírus é o responsável por quase 100% dos casos de câncer de colo do útero, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA)

2. HPV tem tratamento

Verdade! Geralmente, as infecções pelo vírus HPV são controladas pelo próprio sistema imunológico e o organismo elimina o Papilomavírus. No entanto, é fundamental buscar ajuda médica.

Além disso, quando o HPV não for eliminado, é preciso realizar uma nova consulta com um profissional, já que o vírus pode contagiar outras pessoas.

Por fim, é importante destacar que não existe um tratamento específico e cada caso deve ser tratado de maneira individual.

3. O uso de preservativo previne a transmissão do vírus HPV

Mito! Apesar da importância da utilização de preservativos em todas as relações sexuais, o seu uso não impede a infeção pelo vírus. Isso porque o Papilomavírus pode estar presente em outras áreas do corpo que não estão protegidas com o preservativo.

4. Existe vacina para prevenção do Papilomavírus

Verdade! A imunização contra o vírus HPV é a principal maneira de prevenção da doença e protege contra os vírus 6, 11, 16 e 18, câncer de colo do útero e as verrugas genitais.

Após receber o imunizante, o organismo produz os anticorpos necessários para combater o vírus HPV, caso a pessoa seja infectada.

5. O imunizante protege contra todos os tipos de HPV

Mito! Como indicado anteriormente, a vacina contra o Papilomavírus protege contra os vírus 6, 11, 16 e 18, verrugas genitais e o câncer de colo do útero.

Saiba mais: Tire suas dúvidas sobre a vacina DTPA + IPV

Conte com a VIP Imune para a vacinação contra o vírus HPV

Agora que você já sabe os principais mitos e verdades sobre o HPV, é preciso conhecer uma instituição de saúde sólida e de confiança para receber o imunizante.

Para atender a esta demanda, a Vip Imune promove a vacinação familiar e corporativa, a partir de uma equipe qualificada, experiente e atenciosa para proporcionar atendimento humanizado e completo para pessoas de todas as idades.

Entre em contato com os nossos profissionais e programe a sua imunização.