06 abr 2021

Desde manter alimentação saudável até seguir corretamente o calendário de vacinação, conheça as melhores práticas sobre a saúde da mulher

Os cuidados com a saúde da mulher devem englobar diversos aspectos, desde hábitos saudáveis como alimentação saudável e atividades físicas até consulta ao ginecologista e exames de rotina.

No entanto, não é só isso. É importante que as mulheres saibam identificar e, principalmente, evitar práticas nocivas à saúde para manter um dia a dia leve e saudável. Saiba mais!

Leia também: Vacina BCG: saiba como prevenir a tuberculose

Melhores hábitos para cuidar da saúde da mulher

Mantenha a alimentação saudável

O primeiro passo para cuidar da saúde da mulher é ter uma rotina de alimentação saudável com equilíbrio em carboidratos, proteínas e gordura.

Comer regularmente porções de frutas, legumes, verduras e alimentos ricos em fibras, por exemplo, reduz a possibilidade de algumas doenças, principalmente as ligadas ao alto colesterol.

Além disso, manter a alimentação balanceada também promove bem-estar físico e mental.

Pratique exercícios regularmente

Exercitar-se regularmente e rotineiramente também é uma dica importante para a saúde da mulher. Por isso, escolha seu esporte favorito e, se possível, inclua ao menos 3 vezes por semana.

Entre os diversos benefícios, as atividades físicas são essenciais para a saúde do coração.

Cuide da sua saúde mental

Outro passo importante ao cuidar da saúde feminina é a saúde mental. Neste ponto, é necessário prestar atenção no seu corpo para identificar precocemente sintomas psíquicos e buscar ajuda profissional.

Nesse sentido, sintomas como ansiedade, insônia, estresse e transtornos alimentares podem ser um sinal importante de que é preciso buscar auxílio de um médico.

Realize consultas e exames de rotina

Por falar em médico, realizar consultas e exames de rotina, principalmente os ginecológicos, também é necessário quando se aborda os cuidados da saúde da mulher.

A princípio, o ideal é fazer um check-up anualmente. Mas, no caso de qualquer sintoma, é importante realizar uma nova consulta médica e exames clínicos.

Planeje e vivencie uma gestação tranquila

Planejar a gravidez também é importante para vivenciar e aproveitar com leveza e alegria todo o desenvolvimento da gestação sem preocupação.

Além disso, o acompanhamento pré-natal também garante a tranquilidade da mamãe em saber que está tudo bem com o seu bebê.

Siga corretamente o calendário de vacinação

Por fim e também fundamental para a manutenção da saúde da mulher é seguir corretamente o calendário de vacinação, desde o nascimento, passando pela fase adulta, gestacional e até na terceira idade.

Nesse sentido, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 1,5 milhão de mortes poderiam ser evitadas por ano, caso a cobertura mundial de vacinação fosse melhorada.

Saiba mais: Vacina Herpes Zóster: Tudo O Que Você Precisa Saber

Conheça a Vip Imune

Agora que você já sabe os principais cuidados sobre a saúde da mulher, inclusive a importância da vacinação na fase adulta e gestacional, é preciso conhecer instituições sólidas, experientes e que ofereçam todas as imunizações do calendário de vacinação.

Neste caso, a Vip Imune Clinica de Imunizações tem a proposta de atuar na vacinação familiar e corporativa, agregando valor, qualidade e informação a todos.

Contamos com uma equipe qualificada e atenciosa na área de imunização e com profissionais experientes para proporcionar um atendimento humanizado e completo para todas as pessoas, desde bebês até terceira idade.

Entre em contato com os nossos profissionais e programe sua imunização, de acordo com o calendário de vacinação.