19 jul 2021

Dentre os principais aspectos para assegurar uma campanha de vacinação segura, a comunicação é um dos pontos-chave. Saiba mais!

Promover uma campanha de vacinação segura é um desafio para instituições e empresas que disponibilizam imunização para prevenir as pessoas de diversas doenças, como a gripe, por exemplo.

Nesse sentido, é importante destacar que a vacina é um dos principais recursos para diminuir a possibilidade de enfermidades, a partir do fortalecimento do sistema imunológico, que terá as defesas e os anticorpos necessários para combater uma possível contaminação.

Na prática, a vacinação corporativa contra a gripe, por exemplo, auxilia empresas a reduzirem o absenteísmo, já que o imunizante oferece 70% de eficácia, segundo a Dasa.

No entanto, existem diversos procedimentos para que instituições de saúde e organizações privadas ofereçam uma vacinação segura. Por isso, preparamos esse artigo sobre o tema. Confira!

Leia também: Vacinação na adolescência: conheça a importância da imunização

Saiba quais são os principais procedimentos para assegurar uma campanha de vacinação segura

Armazenamento, conservação e manuseio de vacinas

O primeiro passo para garantir a vacinação segura é o armazenamento, conservação e o manuseio dos imunizantes, que devem seguir as instruções dos fabricantes.

Além disso, o Ministério da Saúde oferece o Manual de Procedimentos para Vacinação, com as principais diretrizes para uma campanha eficaz, como:

  • Organização e funcionamento da sala de vacinação

  • Procedimentos de limpeza no ambiente de aplicação

  • Conservação dos imunizantes

  • Procedimentos preliminares à administração de vacinas

  • Registro das atividades e arquivos da sala de vacinação

Equipamentos de proteção pessoal (EPIs)

A utilização de equipamentos de proteção pessoal, conhecido também por EPIs, também é obrigatória, ainda mais em tempos de coronavírus, para que profissionais da saúde e pacientes diminuam os riscos de uma contaminação no ambiente de aplicação.

Para isso, luvas, máscaras, aventais descartáveis e até protetor ocular são obrigatórios aos profissionais da saúde durante todo o período de vacinação.

Comunicação

A comunicação também é essencial para promover uma campanha de vacinação segura, seja para um país, um estado, cidade ou até dentro de uma empresa.

Neste ponto, é preciso transmitir às pessoas, por meio de diferentes veículos, todas as informações necessárias sobre o processo de imunização, como importância da vacina, testes clínicos, distribuição, possíveis efeitos colaterais, dias e horários para vacinação de cada grupo.

Saiba mais: Vacina da gripe: tudo o que você precisa saber!

Conheça a Vip Imune

Para iniciar uma campanha de vacinação segura, é essencial contar com uma parceira sólida e de confiança.

Neste caso, a Vip Imune Clinica de Imunizações promove a imunização familiar e corporativa, a partir de uma equipe qualificada e atenciosa, que proporciona atendimento humanizado e completo para todas as pessoas.

Além disso, nos preocupamos em oferecer um atendimento personalizado para cada grupo de pessoas. Desde o Vip em Casa (atendimento domiciliar) até o Vip in Company (vacinação corporativa).

Sempre seguimos os procedimentos estabelecidos para que a vacinação seja segura tanto para o paciente quanto para o profissional.

Entre em contato com os nossos profissionais e saiba tudo o que podemos oferecer!