04 out 2021

Entenda porque é importante descobrir qualquer anomalia precocemente e saiba como o Outubro Rosa apoia e incentiva o autoexame de mama

Outubro Rosa já é conhecido pelas ações de informação e incentivo ao diagnóstico e, consequentemente, tratamento precoce dos cânceres de mama e agora também de colo de útero.

Nesse sentido, inclusive, em 2020 foram registrados 2,3 milhões de casos de câncer de mama, segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Em 2021, a previsão é de 66 mil novos casos apenas no Brasil, de acordo com dados do mesmo documento do INCA.

Diante disso, para apoiar as ações do Outubro Rosa, preparamos esse conteúdo sobre a importância de realizar o autoexame de mama. Confira!

Leia também: Setembro amarelo: como identificar sinais de que uma pessoa precisa de ajuda

Entenda porque realizar o autoexame de mama

Um dos principais incentivos do Outubro Rosa é, justamente, conscientizar as mulheres sobre a importância de realizar o autoexame de mama.

Essa deve ser uma prática mensal em que as mulheres podem observar qualquer alteração nas mamas, como protuberâncias e ondulações, e assim, obter o diagnóstico precoce.

Vale destacar que a maioria dos casos é descoberta a partir do autoexame das mamas e o câncer é mais comum em mulheres entre 45 e 55 anos de idade.

Quando o câncer de mama é descoberto precocemente e tratado rapidamente, as chances de cura são maiores.

Saiba mais: A amamentação diminui a dor do bebê durante a vacinação?

Saiba como realizar o autoexame de mama

Para realizar o autoexame de mama, é importante seguir as seguintes recomendações:

Em frente ao espelho

Fique de pé e pressione as mamas com as pontas dos dedos em frente ao espelho e com um dos braços voltado para baixo. Em seguida, repita os toques com uma das mãos na cintura. Por fim, com uma mão atrás da cabeça toque os seios novamente.

É importante observar se existe alguma anormalidade, como rugosidade, saliências ou depressões na região das mamas. Além disso, também é necessário pressionar os mamilos apertando levemente para verificar se existe qualquer fluxo de líquido.

Banho

Ensaboe as mamas e as apalpe com os três dedos de uma das mãos juntos. Lembre-se de que a mão direita examina o seio esquerdo e vice-versa.

Procure realizar movimentos circulares por toda a região da mama, principalmente, na parte superior. Verifique também as axilas e o pescoço e confira se tem alguma saliência, caroço ou alteração.

Deitada

Apoie o braço direito sobre a sua cabeça e use a mão esquerda para apalpar a mama e axila direita. Realize movimentos circulares leves.

Em seguida, inverta a posição e realize o exame na mama e axila esquerda.

Leia mais: Vacina da gripe: tudo o que você precisa saber!

A VIP Imune apoia o Outubro Rosa

Além de realizar o autoexame de mama mensalmente, é importante tomar outros cuidados para garantir que a saúde esteja em dia.

Por isso, além de praticar as diretrizes do Outubro Rosa, é fundamental realizar um check-up periódico com consultas e exames, além de manter o calendário de vacinação em dia.

Neste caso, a Vip Imune oferece vacinação familiar e corporativa, com uma equipe qualificada, experiente e atenciosa para proporcionar atendimento humanizado e completo para todas as pessoas, desde bebês até terceira idade.

Entre em contato com os nossos profissionais e programe as vacinas para você e sua família!