16 ago 2021

Entenda os motivos pelos quais o uso de luvas na vacinação não é recomendado e conheça as principais práticas sobre higiene das mãos para aplicação de imunizantes

uso de luvas na vacinação não é recomendado pelos principais órgãos nacionais e internacionais de saúde.

A exceção deve ser quando existe risco de contato do profissional de saúde com secreções, excreções, lesões de pele ou quando o paciente possuir doença infecciosa de transmissão por contato

Nesses casos, também deve ser realizada a higiene das mãos antes e após a introdução das luvas.

Além disso, quando o uso de luvas na vacinação for necessário, essas luvas precisam ser substituídas imediatamente após cada aplicação e sua utilização é proibida para imunização de mais de um paciente.

Mas por que o uso de luvas na vacinação não é indicado? É o que você confere a seguir neste conteúdo. Boa leitura!

Leia também: Calendário vacinal desatualizado: quais são os riscos?

Entenda por que o uso de luvas na vacinação não é recomendado pelos órgãos de saúde

uso de luvas na vacinação não é recomendado pois existem técnicas seguras de higiene que descartam a necessidade deste aparato.

Além disso, caso opte por usar as luvas, a instituição de saúde precisa adicionar mais uma série de recomendações para garantir a segurança dos profissionais e dos pacientes.

Saiba mais: Vacina da gripe: tudo o que você precisa saber!

Conheça as práticas recomendadas para aplicação de vacinas

Apesar do uso de luvas na vacinação não ser recomendado, existem diversas outras práticas que os profissionais de saúde precisam seguir antes da aplicação dos imunizantes.

Conheça as principais diretrizes sobre higiene para aplicação de vacinas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações – SBIM:

  • Lave as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70% antes e depois de tocar o paciente, após contato com superfícies próximas ou tocadas pelo paciente, antes de realizar qualquer procedimento limpo ou asséptico e após exposição a fluidos corporais

  • O uso de máscaras é recomendado neste momento para reduzir a transmissão da COVID-19

  • O uniforme só deve ser utilizado no ambiente de trabalho

  • É obrigatório a utilização de sapatos fechados

  • Brincos, pulseiras, relógios e anéis não devem ser utilizados nos ambientes da imunização

  • O cabelo deve estar sempre preso

Você pode se interessar por: Tire suas dúvidas sobre a vacina DTPA + IPV

Conheça a Vip Imune

Agora que você já sabe os motivos pelos quais o uso de luvas na vacinação não é recomendado, é importante conhecer uma instituição de saúde de confiança e que siga corretamente o padrão de higiene para aplicação de imunizantes indicado pelas autoridades.

Neste caso, a Vip Imune foi idealizada e planejada com a proposta de atuar na imunização familiar e corporativa, agregando valor, qualidade e informação a todos.

Contamos com uma equipe qualificada e atenciosa na área de imunização e com profissionais experientes, o que resulta em um atendimento humanizado e completo para todas as pessoas, desde bebês até terceira idade.

Além disso, seguimos todas as recomendações sobre higiene das mãos para aplicação de vacinas dos principais órgãos nacionais e internacionais.

Entre em contato com os nossos profissionais e programe sua imunização, de acordo com o calendário de vacinação.