24 maio 2021

Entenda a importância da vacinação ocupacional para a saúde dos trabalhadores

vacinação ocupacional tem sido um importante investimento das empresas que se preocupam com a saúde e bem-estar dos trabalhadores, já que, segundo pesquisa encomendada pela Pfizer e realizada pelo Ibope, apenas 50% dos brasileiros verificam a carteirinha de vacinação regularmente.

Além disso, ainda de acordo com o mesmo levantamento, 17% dos entrevistados nunca verificam, não têm, não sabem se têm ou onde está o documento.

Assim, com o investimento na saúde do trabalhador, as empresas têm profissionais saudáveis, mais motivados, além de evitar problemas como absenteísmo e até gastos elevados com planos de saúde corporativos.

Diante disso, preparamos esse conteúdo sobre a importância da vacinação ocupacional e os benefícios desta prática para profissionais e empregadores. Confira!

Leia também: 5 dicas para combater a hipertensão

Conheça as principais imunizações da vacinação ocupacional

Antigamente, as organizações que investiam em imunização para os trabalhadores disponibilizavam basicamente a vacina para gripe.

No entanto, nos últimos anos, as empresas notaram a grande quantidade de pessoas que não estão com o calendário de vacinação em dia, além de grandes gastos provocados pelo absenteísmo e até presenteísmo, e passaram a disponibilizar outras imunizações aos seus profissionais.

Conheça as principais vacinas disponibilizadas pelas organizações atualmente:

  • Gripe

  • Hepatite A-B

  • Influenza

  • dTpa

  • Febre Amarela

Saiba mais: Saiba como combater o câncer na infância

Saiba as vantagens de promover a imunização dos profissionais para empresas

Além das imunizações básicas, existem ramos de atuação em que os profissionais são expostos a alguns tipos de infecções que também devem ser evitados com a vacinação ocupacional.

Desta maneira, as organizações garantem saúde, bem-estar e produtividade. Confira outros benefícios:

  • Melhora a qualidade de vida dos empregados

  • Diminui a proliferação de doenças

  • Promove a manutenção da saúde

  • Proporciona mais motivação e satisfação dos profissionais

  • Diminui o absenteísmo e o presenteísmo

  • Reduz custos com planos de saúde

  • Contribui para a produtividade dos colaboradores

Acesse também: Tire suas dúvidas sobre a vacina DTPA + IPV

Entenda como a vacinação ocupacional também conscientiza os trabalhadores

Antes de iniciar as vacinas nos profissionais, as organizações contratam empresas especializadas neste serviço, que, em um momento inicial, trabalham para disseminar a informação e a importância da imunização.

Assim, os trabalhadores são estimulados a receberem as vacinas e ainda dividem essas informações sobre a importância de manter o calendário de imunização em dia com familiares e amigos.

Você pode se interessar por: Vacina BCG: saiba como prevenir a tuberculose

Conheça com a Vip Imune

Para iniciar uma campanha de vacinação ocupacional em sua empresa, é essencial contar com uma parceira sólida e de confiança.

Neste caso, a Vip Imune Clinica de Imunizações promove a imunização familiar e corporativa, a partir de uma equipe qualificada e atenciosa, que proporciona atendimento humanizado e completo para todas as pessoas.

Entre em contato com os nossos profissionais e saiba tudo o que podemos oferecer para sua empresa!