26 abr 2021

Entenda a causa da pressão alta e conheça os melhores hábitos para evitar e combater a hipertensão arterial

No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, 26 de abril, é preciso entender quais são as causas da pressão alta, saber como evitá-la e como combater esse problema de saúde.

Nesse sentido, vale destacar que, 38,1 milhões de brasileiros com 18 anos ou mais sofrem de hipertensão arterial, o que representa 23,9% da população dessa faixa etária, de acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Diante desses dados, preparamos esse conteúdo sobre as principais práticas para combater a hipertensão. Continue a leitura!

Saiba mais: Entenda como funciona a vacina contra o câncer

Entenda o que é a hipertensão arterial

A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é um desequilíbrio no sistema circulatório que causa o aumento de pressão nas artérias, que provoca, principalmente, doenças cardíacas.

É importante destacar que a pressão alta não tem cura, no entanto, pode ser controlada por meio de tratamento e assim evitar suas consequências, como:

  • Doenças cardíacas

  • Complicações no cérebro

  • Problemas nos rins

Além da utilização de medicamentos, para combater a hipertensão é necessário seguir um estilo de vida saudável, sem tabagismo e consumo de álcool, controle de peso e com a prática de atividade física e alimentação adequada. Saiba mais a seguir!

Você pode se interessar por: Conheça todos os processos para o desenvolvimento da vacina da Covid-19

Conheça as melhores dicas para combater a hipertensão

1. Pare de fumar

Os hipertensos fumantes têm maior risco de sofrerem infartos quando comparados aos que não são tabagistas. Por isso, o hábito de fumar deve ser eliminado até para evitar outras doenças relacionadas ao consumo de tabaco, como problemas renais ou até câncer de pulmão.

2. Reduza o consumo de álcool

Quando se pensa em combater a hipertensão, também é preciso reduzir o consumo de álcool, já que esse hábito é determinante, e comprovado cientificamente, para o aumento da pressão arterial.

Por isso, o ideal é abandonar completamente o consumo de álcool. Mas, caso não seja possível, é recomendado limitar a ingestão de bebidas alcoólicas a menos de 30 ml/dia para homens e 15 ml/dia para mulheres.

3. Controle seu peso

Segundo estudos, de 20% a 30% dos casos de pressão alta são decorrentes do excesso de peso.

Nestes casos, a redução de peso e sua manutenção é o método mais efetivo para controlar a pressão arterial e até evitar o uso de medicamentos.

4. Pratique atividades físicas

A prática de atividades físicas é outra dica fundamental para combater a hipertensão, já que os exercícios, quando realizados com regularidade, são fundamentais para diminuir a pressão arterial, o risco de doenças associadas e ainda auxilia na redução e manutenção do peso.

5. Adote hábitos alimentares saudáveis

Por fim e também essencial para combater a hipertensão, a dieta com baixa ingestão de sódio (sal), gorduras saturadas, trans e colesterol é importante para a diminuição da pressão arterial.

Deste modo, adote um planejamento alimentar adequado e, caso necessário, procure um profissional da área para auxiliá-lo a entender os melhores alimentos para sua rotina.

Leia também: Vacina BCG: saiba como prevenir a tuberculose

Conheça a Vip Imune

Quando o assunto é saúde, é fundamental implementar um estilo de vida saudável com prática regular de atividades físicas e manutenção de uma alimentação leve e rica em nutrientes.

Assim, evita-se problemas como pressão alta e, consequentemente, a utilização de medicamentos para combater a hipertensão.

Além disso, também é preciso seguir corretamente todo o calendário de vacinação para evitar outras doenças e problemas de saúde.

Neste caso, a Vip Imune Clinica de Imunizações atua na imunização familiar e corporativa, a partir de uma equipe qualificada e atenciosa, o que proporciona atendimento humanizado e completo para todas as pessoas, desde bebês até terceira idade.

Entre em contato com os nossos profissionais e programe sua imunização, de acordo com o calendário de vacinação.